Protótipos curriculares de Ensino Médio e de Ensino Médio Integrado

Autores/as

  • José Antonio Küller

Palabras clave:

Ensino Médio, Protótipos, Currículo, Mudança

Resumen

Apesar dos maus resultados, o Ensino Médio não muda. Quatro forças garantem sua estabilidade há décadas: o currículo fragmentado, a facilidade administrativa, a formação dos professores e o pensamento pedagógico dominante. A Unesco desenvolveu protótipos curriculares de Ensino Médio para apoiar a mudança necessária. Eles definem objetivos, princípios educativos e mecanismos de integração curricular: núcleo de educação para o trabalho, projetos anuais, áreas de conhecimento, dimensões articuladoras. A integração do currículo pode mudar o Ensino Médio. Os protótipos enfraquecem uma das outras forças conservadoras, iniciam o desgaste das outras forças e fazem girar a roda da mudança.

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Publicado

2011-12-19

Cómo citar

Küller, J. A. (2011). Protótipos curriculares de Ensino Médio e de Ensino Médio Integrado. Boletín Técnico De Senac, 37(3), 57–67. Recuperado a partir de https://bts.senac.br/bts/article/view/185

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