Impactos da formação inicial e inserção profissional na construção de identidade(s) profissional(is) de formandos(as) em curso técnico de informática

Autores

  • Alexandre Vanzuita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Universidade Federal do Paraná - UFPR. http://orcid.org/0000-0002-2060-339X
  • Idorlene da Silva Hoepers Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • André de Paula Albino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Caroline Champowski Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Yasmin Queiros Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v50.970

Resumo

A pesquisa objetiva analisar como as experiências no contexto de formação inicial e inserção profissional de formandos/as do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática impactam a construção de identidade(s) profissional(is). O estudo é de abordagem qualitativa, do tipo analítico-descritiva e interpretativa, sendo realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado aos 23 estudantes do curso. Os processos formativos experienciados possibilitam o exercício da elaboração do conhecimento, construindo identidade(s) profissional(is) autônomas e críticas ao mesmo tempo.

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Biografia do Autor

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018), com bolsa Capes, pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD. Exerceu a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2009-2011; 2013-2015; 2018-2020). Desenvolve a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2021-2023). Atuou como Coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2014-2016). Desempenhou a função de Coordenador Institucional no Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura) - CAPES (2018-2020) e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2018-2020 e 2020-2022). Atua como Coordenador Institucional do PIBID/IFC - CAPES (2022-2024). Faz parte do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico em Educação do IFC. Exerceu a função de Coordenador Adjunto do PPGE-IFC (2019-2021 e 2021-2023). Ocupa a função de Coordenador do PPGE-IFC (2023-2025). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos - GEPEFOPPE. Atua como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D IV 3, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos formativos; formação de professores, identidade(s) profissional(is), inserção profissional, produção da pesquisa, mestiçagem.

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

Vanzuita, A., Hoepers, I. da S., Albino, A. de P., Corrêa, C. C., & Silva, Y. Q. (2024). Impactos da formação inicial e inserção profissional na construção de identidade(s) profissional(is) de formandos(as) em curso técnico de informática. Boletim Técnico Do Senac, 50. https://doi.org/10.26849/bts.v50.970

Edição

Seção

Artigos