Saber do trabalho, aprendizagem situada e ensino técnico

Autores

  • Jarbas Novelino Barato

Palavras-chave:

Epistemologia, Saber no Trabalho, Ensino Técnico, Comunidades de Prática, Aprendizagem Situada

Resumo

Este artigo examina questões epistemológicas à luz dos saberes no trabalho. Utiliza narrativas de casos acontecidos com trabalhadores experientes e faz referência a estudos sobre a natureza do saber técnico. Analisa o status epistemológico da técnica, recorrendo à proposta de Ryle, e a aprendizagem situada, com base nas investigações de Lave e Wenger. Na conclusão, sugere que o ensino técnico deve olhar com interesse para os saberes que se estruturam no interior das atividades produtivas e nos modos de aprender em comunidades de prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-19

Como Citar

Novelino Barato, J. (2011). Saber do trabalho, aprendizagem situada e ensino técnico. Boletim Técnico Do Senac, 37(3), 19–29. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/182

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >> 

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.