Prática docente aberta: reflexões sobre a utilização de REA em atividades educacionais

  • Elizabeth Batista de Souza
  • Ana Nobre
Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos, E-learning, Educação aberta

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados obtidos em pesquisa realizada com professores brasileiros e portugueses, cujo objetivo foi compreender a dinâmica de uso e partilha de recursos on-line em suas práticas pedagógicas. De base qualitativa, teve por instrumentos de coleta de dados inventários on-line e entrevistas gravadas com professores. Após refletir sobre os principais desafios enfrentados, foram elencadas recomendações que pudessem colaborar para o incentivo à produção e à partilha de Recursos Educacionais Abertos (REA) e, consequentemente, para a ampliação da democratização do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAPE Town Open Education Declaration. [S. l.]: Shuttleworth Foundation: Open Society Foundation, 2007. Disponível em: <http://www.capetowndeclaration.org/read-the-declaration>. Acesso em: 30 jan. 2018.

CARDOSO, P. Práticas educacionais abertas. [Houston]: OpenStaxCNX, 2014. Disponível em: <http://cnx.org/contents/F3B5ayIc@1/Prticas-Educacionais-Abertas>. Acesso em: 21 out. 2016.

COMISSÃO ECONÔMICA EUROPEIA. Parlamento Europeu. Abrir a educação: ensino e aprendizagem para todos de maneira inovadora graças às novas tecnologias e aos recursos educativos abertos: comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comitê Econômico e Social Europeu e ao Comitê das Regiões. Bruxelas, 2013. Disponível em: <http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+REPORT+A7-2014-0249+0+DOC+XML+V0//PT>. Acesso em: 19 jun. 2016.

COMUNIDADE REA BRASIL. Disponível em: <http://www.rea.net.br/site/tag/comunidade-rea-brasil/>. Acesso em: 19 jun. 2016.

CONGRESSO MUNDIAL SOBRE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) DE 2012, Paris, 2012. Declaração REA de Paris em 2012. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/Events/Portuguese_Paris_OER_Declaration.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2018.

CREATIVE COMMONS PT. [Lisboa]: UMIC: Universidade Católica Portuguesa, 2006. Disponível em: <http://creativecommons.pt/>. Acesso em: 19 jun. 2016.

D’ANTONI, Susan. Open educational resources: reviewing initiatives and issues. Open Learning: the journal of open, distance and e-learning, v. 24, n. 1, p. 3-10, 2009. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/02680510802625443>. Acesso em: 30 jan. 2018.

DOWNES, S. Models for sustainable open educational resources. Interdisciplinary: journal of knowledge and learning objects, v. 3, 2007. Disponível em: <http://ijklo.org/Volume3/IJKLOv3p029-044Downes.pdf>. Acesso em: 30 jan.

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO 2015. Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Incheon, Coréia do Sul, 2015. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002331/233137POR.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2018.

FREEMAN, A.; BECKER, S. A.; HALL, C. 2015 NMC technology outlook for Brazilian universities: a horizon project regional report. Austin: The New Media Consortium, 2015.

HYLÉN, J. et al. Open educational resources: analysis of responses to the OECD country questionnaire. OECD Education Working Papers, n. 76, 25 June 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1787/5k990rjhvtlv-en>. Acesso em: 1 fev. 2018.

NOBRE, A.; MALLMANN, E.; MENDES, A. A Universidade Aberta a caminho da inovação pedagógica: recursos e práticas educacionais abertas, educação a distância e elearning. In: DIAS, P. D.; MOREIRA, D.; QUINTAS-MENDES, A. (Coord.). Práticas e cenários de inovação em educação online. [Lisboa]: Universidade Aberta, 2015. cap. 9, p. 249-281. Disponível em: <https://www2.uab.pt/producao/eBooksArea/PCIEO/EaD_e_eLearning_N1.pdf>. Acesso em: 1 fev. 2018.

OER COMMONS. What are Open Educational Resources (OER)? [S.l., 2017]. Disponível em: <https://www.oercommons.org/about#about-open-educational-resources>. Acesso em: 31 jan. 2018.

PIRES, I. R. Tecnologias emergentes e novas práticas pedagógicas: REA, MOOCs e o papel do professor. Lisboa: Universidade Aberta, 2015. Disponível em <https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/3095/1/Tecnologias%20emergentes.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2018.

PRETTO, N. L. Professores-autores em rede. SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. L. (Org.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas políticas públicas. São Paulo: Casa da Cultura Digital; Salvador: Edufba, 2012. p. 91-108. Disponível em: <http://www.artigos.livrorea.net.br/2012/05/professores>. Acesso em: 31 jan. 2018.

SANTOS, A. I. Recursos educacionais abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013. Disponível em: <http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/8/rea-andreia-inamorato.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2018.

UNESCO. Relatório de monitoramento global de educação para todos: ensinar e aprender: alcançar a qualidade para todos. Paris, 2013.

WELLER, M. The openness-creativity cycle in education. Journal of Interactive Media in Education, v. 1, 2012. Disponível em: <http://jime.open.ac.uk/article/view/219>. Acesso em: 30 jan. 2018.

Publicado
2018-03-27
Como Citar
Batista de Souza, E., & Nobre, A. (2018). Prática docente aberta: reflexões sobre a utilização de REA em atividades educacionais. Boletim Técnico Do Senac, 44(1). https://doi.org/10.26849/bts.v44i1.645
Seção
Ahead of Print