Em busca de uma didática para o saber técnico

Authors

  • Jarbas Novelino Barato

Keywords:

Educação profissional, Educação, Trabalho

Abstract

O artigo examina a insuficiência explicativa da fórmula teoria/prática no campo do aprender a trabalhar. Situações vivenciadas no Senac e a crítica antropológica ao etnocentrismo dos intelectuais ilustram essa ideia. Superar as limitações de uma epistemologia binária exige uma revisão dos modos de classificar saberes para fins educacionais. Nessa direção, a taxonomia de Merrill é reinterpretada com alguma liberdade. A proposta central do artigo é a de que a técnica é uma forma particular de saber, exigindo, por essa razão, tratamento didático específico. Deixar de reconhecer tal especificidade, nos termos da argumentação apresentada, é uma forma sutil de continuar a justificar a separação entre concepção e execução do trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2004-09-01

How to Cite

Barato, J. N. (2004). Em busca de uma didática para o saber técnico. Senac Journal of Education and Work, 30(3), 47–55. Retrieved from https://bts.senac.br/bts/article/view/502

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.