A docência online e a pedagogia da transmissão

Authors

  • Marco Silva
  • Tatiana Claro

Keywords:

Educação online, Pedagogia da transmissão, Interatividade

Abstract

Este texto traz reflexões sobre desafios que terá que enfrentar o professor acostumado à sala de aula presencial, secularmente baseada na pedagogia da transmissão, doravante convocado a lecionar online. O quadro teórico contempla o tratamento das interfaces online com suas características favoráveis ao compartilhamento e à colaboração entre docente e discentes. Parte dos pressupostos da teoria da interatividade e da teoria da cibercultura, e da crítica à prática docente presencial em Vygotsky, Freire e Tardif para mostrar que o investimento do professor na interatividade, entendida como colaboração e dialógica no uso das interfaces, potencializa a docência e a aprendizagem nos cursos via internet. Destaca a dinâmica comunicacional própria das diversas interfaces como possibilidades efetivas para qualidade em educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-08-19

How to Cite

Silva, M., & Claro, T. (2007). A docência online e a pedagogia da transmissão. Senac Journal of Education and Work, 33(2), 81–89. Retrieved from https://bts.senac.br/bts/article/view/301

Issue

Section

Articles