Aprendendo a comunicar-se com simulação: satisfação, confiança e autopercepção de estudantes de Educação Profissional de Nível Médio em Enfermagem

Autores

  • Anaísa Bianchini
  • Fernanda Santos Nogueira de Góes
  • Fernanda Berchelli Girão Miranda
  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo
  • Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v46i2.808

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Aprendizagem, Comunicação em Saúde, Simulação

Resumo

Este estudo busca verificar se a simulação clínica colabora para a formação de técnicos em enfermagem em relação às suas capacidades na comunicação com pacientes e seus familiares. Os estudantes foram divididos em dois grupos e avaliados por instrumentos quanto a sua habilidade de comunicação e satisfação com a aprendizagem. Depois, foram entrevistados enquanto realizavam seus primeiros estágios clínicos. Apesar de se demonstrarem satisfeitos, dados da escala e da entrevista demonstraram pouco preparo para comunicarse. Assim, conclui-se que a simulação como atividade isolada tem reflexos apenas indiretos na aprendizagem da comunicação.

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Publicado

2020-08-27

Como Citar

Bianchini, A. ., Santos Nogueira de Góes, F., Berchelli Girão Miranda, F. ., Andrade Aukar de Camargo, R., & Guimarães dos Santos Almeida, R. . (2020). Aprendendo a comunicar-se com simulação: satisfação, confiança e autopercepção de estudantes de Educação Profissional de Nível Médio em Enfermagem. Boletim Técnico Do Senac, 46(2). https://doi.org/10.26849/bts.v46i2.808

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