Política de formação profissional em Minas Gerais

Autores

  • Rosemary Dore Soares
  • Carlos Cortez Romero
  • Antônio Machado de Carvalho
  • Ana Zuleima de Castro Lüscher

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação, Trabalho

Resumo

Apresenta resultados de uma pesquisa sobre a política de formação profissional do estado de Minas Gerais. Seu objetivo foi o de buscar elementos teóricos e empíricos para esclarecer como as mudanças que vêm acontecendo nas esferas econômica, social, política e cultural, em nível mundial, se manifestam no Estado de Minas Gerais e que impactos vêm provocando sobre a formação profissional, considerando-se as escolas técnicas de nível médio das redes pública e privada do sistema regular de ensino. Trata-se de um trabalho de caráter inovador frente a outros realizados sobre a referida temática por ter investigado, simultaneamente, empresas e escolas; por ter aglutinado pesquisadores voltados para o estudo da formação profissional em Minas Gerais e, finalmente por ter buscado a opinião de líderes sindicais, além de um segmento da sociedade que tem ficado à margem das pesquisas sobre o assunto: aluno(s) e pais. Como resultado do trabalho delineiam-se alguns subsídios no sentido de contribuir para a formulação de políticas educacionais para a qualificação e requalificação de trabalhadores e professores do ensino médio.

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Publicado

1999-09-30

Como Citar

Dore Soares, R., Cortez Romero, C., Machado de Carvalho, A., & de Castro Lüscher, A. Z. (1999). Política de formação profissional em Minas Gerais. Boletim Técnico Do Senac, 25(3), 66–72. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/619

Edição

Seção

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