Psicologia positiva aplicada à educação: um olhar sobre o pensamento de professores das ciências da natureza acerca das virtudes humanidade e justiça

Autores

  • João Pedro Mardegan Ribeiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v49i.950

Resumo

Os professores da educação básica devem trabalhar em suas aulas com as habilidades socioemocionais e também com a psicologia positiva. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender se os professores das ciências da natureza e matemática conhecem a psicologia positiva e também se suas virtudes são trabalhadas no dia a dia escolar. Para tanto, foram feitas entrevistas com alguns docentes e também se assistiu a seis de suas aulas. Os resultados mostraram que os professores não conheciam o termo mas tinham em mente algumas considerações pertinentes e trabalhavam com suas virtudes em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALZINA, R. B.; PANIELLO, S. H. Psicologia positiva, educação emocional e o programa Happy Class Class. Papéis do psicólogo, v. 38, n. 1, p. 58-65, 2017.

BISQUERRA, R. Psicopedagogía de las emociones. Madrid: Síntesis, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018.

FONSECA, V. da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016.

PASSARELI, P. M.; SILVA, J. A. da. Psicologia positiva e o estudo do bem-estar subjetivo. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 24, p. 513-517, 2007.

REY, R. A. et al. Programa aulas felices: psicología aplicada a la educación. [S.l.: s.n.], Oct. 2010. Disponível em: https://www.educacion.navarra.es/documents/27590/203401/Aulas+felices+documentaci %C3%B3n.pdf/3980650d-c22a-48f8-89fc-095acd1faa1b. . Acceso: 9 ago. 2023.

SELIGMAN, M. E. P. (2003). Felicidade Autêntica. [S. l.: s. n.], 2003.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Como Citar

Mardegan Ribeiro, J. P. (2023). Psicologia positiva aplicada à educação: um olhar sobre o pensamento de professores das ciências da natureza acerca das virtudes humanidade e justiça. Boletim Técnico Do Senac, 49. https://doi.org/10.26849/bts.v49i.950

Edição

Seção

Artigos