As trajetórias dos egressos do ensino médio integrado em Agropecuária: rumo ao trabalho ou ensino superior?

  • Danilo José Ferreira
  • Tania Regina Raitz
  • Alexandre Vanzuita
Palavras-chave: Ensino técnico, Transição acadêmica e laboral, Jovens egressos, Curso agropecuário

Resumo

O artigo busca compreender a trajetória acadêmica e de trabalho de jovens egressos do Ensino Técnico em Agropecuária do IFC, por meio de abordagem qualitativa. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, questionário e entrevista individual com 24 ex-alunos. Os pressupostos teórico-metodológicos desenvolvidos estão fundamentados na categoria trabalho (perspectiva ontológica) e juventude como diversidade. Os resultados demonstram que essa oferta de ensino profissional está servindo mais como passagem para a realização de outros cursos não associados à área do que direcionando para o trabalho agropecuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-11-29
Como Citar
Ferreira, D. J., Raitz, T. R., & Vanzuita, A. (2016). As trajetórias dos egressos do ensino médio integrado em Agropecuária: rumo ao trabalho ou ensino superior?. Boletim Técnico Do Senac, 42(3), 54-75. https://doi.org/10.26849/bts.v42i3.370
Seção
Artigos