A docência online e a pedagogia da transmissão

Autores

  • Marco Silva
  • Tatiana Claro

Palavras-chave:

Educação online, Pedagogia da transmissão, Interatividade

Resumo

Este texto traz reflexões sobre desafios que terá que enfrentar o professor acostumado à sala de aula presencial, secularmente baseada na pedagogia da transmissão, doravante convocado a lecionar online. O quadro teórico contempla o tratamento das interfaces online com suas características favoráveis ao compartilhamento e à colaboração entre docente e discentes. Parte dos pressupostos da teoria da interatividade e da teoria da cibercultura, e da crítica à prática docente presencial em Vygotsky, Freire e Tardif para mostrar que o investimento do professor na interatividade, entendida como colaboração e dialógica no uso das interfaces, potencializa a docência e a aprendizagem nos cursos via internet. Destaca a dinâmica comunicacional própria das diversas interfaces como possibilidades efetivas para qualidade em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-08-19

Como Citar

Silva, M., & Claro, T. (2007). A docência online e a pedagogia da transmissão. Boletim Técnico Do Senac, 33(2), 81–89. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/301

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.