Pensando uma educação para o desenvolvimento sustentável: a questão dos jovens do Brasil

Autores

  • Rosemary Roggero

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Capitalismo contemporâneo, Jovens

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre dois pontos que se encontram pelo avesso: o movimento contemporâneo do capital e suas demandas no mundo do trabalho e a denúncia da situação de abandono em que se encontram os jovens do Brasil, de modo a ampliar a visão sobre mudanças na educação, seus agentes e processos, bem como a ideologia que tais mudanças refletem. A reflexão proposta permite observar os efeitos danosos de políticas públicas mal articuladas sob a égide do capitalismo contemporâneo e seus requisitos. Ainda que os dados sejam alarmantes sob vários aspectos, a intenção maior é reivindicar – a partir de uma perspectiva crítica – a possibilidade de uma formação que vá além da mera integração do indivíduo ao mercado ou da sua sumária exclusão.

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Publicado

2010-04-19

Como Citar

Roggero, R. (2010). Pensando uma educação para o desenvolvimento sustentável: a questão dos jovens do Brasil. Boletim Técnico Do Senac, 36(1), 27–37. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/225

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