Competências Essenciais que Favorecem o Alinhamento Estratégico da TI com o Negócio

Autores

  • Andrea de Faria Barros Andrade
  • Eron Campos Saraiva de Andrade

Palavras-chave:

Alinhamento estratégico da TI, Competências essenciais

Resumo

As organizações têm percebido falta de sintonia entre objetivos estratégicos e resposta da Tecnologia da Informação (TI) em favorecer seu alcance. Não raro, existem organizações onde os investimentos em TI estão desassociados do planejamento estratégico do negócio. Quais competências essenciais incidem positivamente nesse processo? Este artigo pretende identificar as que favorecem um alinhamento estratégico. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa de campo com 16 gestores de diversas organizações. Foram apontadas como competências essenciais: orientação estratégica; planejamento e programação; conhecimento do mercado; monitoramento e controle; orientação para resultados; comunicação efetiva; mobilização, avaliação e reconhecimento de pessoas. Neste artigo exploramos ainda um breve resgate conceitual referente à conceituação de competências e alinhamento estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-19

Como Citar

de Faria Barros Andrade, A., & Campos Saraiva de Andrade, E. (2013). Competências Essenciais que Favorecem o Alinhamento Estratégico da TI com o Negócio. Boletim Técnico Do Senac, 39(1), 120–137. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/150

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.