Projetos Pedagógicos de Cursos Técnicos no Brasil: o Futuro Pós-Aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio de 2012

  • Paulo de Tarso Costa Henriques
Palavras-chave: Cursos técnicos, Projetos pedagógicos, Diretrizes curriculares, Educação profissional técnica de nível médio

Resumo

Este estudo investiga o futuro de projetos pedagógicos dos cursos técnicos de nível médio, a partir do Parecer CNE/CEB nº 11/2012 e da Resolução CNE/CEB nº 6/2012. Para tal, revisa normas e documentos sobre educação profissional e tecnológica produzidos a partir de 1995, levando em conta a experiência profissional do autor. Debate a educação na Constituição Federal, a educação profissional técnica de nível médio, e demonstra que, apesar do detalhamento das diretrizes curriculares nacionais para essa modalidade, ainda há liberdade para construção e oferta de projetos pedagógicos.

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Publicado
2013-04-19
Como Citar
de Tarso Costa Henriques, P. (2013). Projetos Pedagógicos de Cursos Técnicos no Brasil: o Futuro Pós-Aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio de 2012. Boletim Técnico Do Senac, 39(1), 84-107. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/147
Seção
Artigos