Projetos integradores e a experiência inovadora do laboratório de práticas profissionais no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Letícia Ester Cruz Silva, Johnny Edward Villavicencio Tafur

Resumo


Este trabalho apresenta a experiência da utilização da estratégia metodológica Laboratório de Práticas Profissionais, realizada na Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Senac Rio. Analisa em que medida o Laboratório possibilitou que os estudantes desenvolvessem e consolidassem as competências previstas, na busca de solução a un desafio concreto, ao articular e integrar todos os módulos do curso para atender a uma demanda real trazida por uma empresa de consultoria e gestão de software para gerenciamentos de navios na área de offshore.


Palavras-chave


Desenvolvimento de competências; Prática profissional; Protagonismo do estudante; Projeto integrador

Texto completo:

PDF

Referências


CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n. 3, de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 247, p. 162-163, 2002. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/12/2002&jornal=1&pagina=163&totalArquivos=304. Acesso em: 17 out. 2018.

CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco de. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.

ELLIOT, Ligia Gomes; HILDEBRAND, Lucí; BERENGER, Mercêdes M. Questionário. In: ELLIOT, Ligia Gomes (org). Instrumento de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012. Cap. 1.

FREITAS, Wilma B. A.; NORI, Maria Teresa M. L2P: laboratório de práticas profissionais: a dimensão pragmática da aprendizagem. Rio de Janeiro: WalPrint, 2014.

MASI, Domenico de. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pósindustrial. 9. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. rev. e atual. São Paulo: Hucitec, 2006.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

REHEM, Cleunice Matos. Perfil e formação do professor de educação profissional técnica. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

SENAC. Departamento Regional no Rio de Janeiro. Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: sobre o curso. [2019]. Disponível em: https://www.rj.senac.br/faculdade-senac/graduacao/graduacao-tecnologica-emanalise-e-desenvolvimento-de-sistemas. Acesso em: 23 mar. 2019.

SILVA, Letícia Ester Cruz da. Acompanhamento metodológico dos instrutores e professores da educação profissional e tecnológica do Senac RJ: avaliação do processo. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Creative Commons

ISSN Impresso 0102549-X

ISSN Eletrônico 2448-1483

 

 Licença Creative Commons

Este conteúdo está licenciado com Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.