Práticas de gestão do conhecimento em escola pública: um estudo de caso

Marcio Pedro Cabral, Flávio Bortolozzi, Ely Mitie Massuda, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia

Resumo


Pesquisa descritiva com abordagens qualitativa e quantitativa, cujo objetivo é recomendar práticas de gestão do conhecimento aos gestores de escolas públicas, com a finalidade de consolidá-las em suas instituições. Realizou-se um estudo de caso múltiplo em escolas de Sarandi (PR). Verificou-se que, embora as escolas analisadas façam uso das práticas analisadas, estão estabelecidas, em sua maioria, de forma parcial. A partir dos resultados, recomendações foram direcionadas aos gestores para a consolidação dos processos de gestão do conhecimento nas instituições pesquisadas.


Palavras-chave


Ensino público; Gestão do conhecimento; Práticas de gestão do conhecimento

Texto completo:

PDF

Referências


ALBAGLI, Sarita. Novos espaços de regulação na era da informação e do conhecimento. In: LASTRES, Helena; ALBAGLI, Sarita (org.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999. p. 290-313.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículos sem Fronteira, [s. l.], v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em: 9 dez. 2018.

ANDALAFT, Carmen Cristina Fernandes; SBRAMA, Rubia Patrício. O coaching no desenvolvimento de docentes: competências que inspiram a formação de novos profissionais. Unisanta Humanitas, Santos, v. 5, n. 1, p. 1-19, 2016.

BATISTA, Fábio Ferreira. O desafio da gestão do conhecimento nas áreas de administração e planejamento das instituições federais de ensino superior. Texto para Discussão, Brasília, DF, n. 1181, p. 7-72, maio 2006.

BATISTA, Fábio Ferreira. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Rio de Janeiro: Ipea, 2012.

BECKER, Mirian Mirna; SOUZA, Marcos Lopes de; PARDAL, Poliana Priscila Matos; SILVA, Janecley Martins. Os desafios da liderança participativa e democrática na gestão escolar. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 8, n. 16, p. 394-407, 2016. Disponível em: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/538/pdf. Acesso em: 4 dez. 2017.

BUKOWITZ, Wendi R.; WILLIAMS, Ruth L. The knowledge management fieldbook. London: Financial Times Prentice Hall, 2002.

CASSIANO, Natália. Daiane; BARBOSA, Magda de França; MACUCH, Regiane da Silva. Desenvolvendo competências empreendedoras no ensino superior: potencializar e empoderar para transformar. In: PICANÇO, Fabiana Cristina de Azevedo; CARNEIRO, Reginaldo Aparecido; PERIOTTO, Tânia Regina Corredato (org.). Empreendedorismo sob a ótica da interdisciplinaridade: volume 2. Maringá: Unicesumar, 2015. p. 9-25.

CHU, Kai Wing; WANG, Minhong; YUEN, Allan H. K. Implementing knowledge management in school environment: teacher’s perception. Knowledge Management & E-Learning: an international journal, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 139-152, 2011.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Caderno estatístico: município de Sarandi. Curitiba: Ipardes, 2019. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=86985&btOk=ok. Acesso em: 24 ago. 2019.

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

NESS, Nadia Cristina. O gestor escolar e os desafios enfrentados na função de gestão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Três Passos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/497/Nessler_Nadia_Cristina.pdf?sequence=1. Acesso em: 9 nov. 2018.

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA Ikujiro. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Negócio Editora, 2001.

ZHAO, Jingyuan. School knowledge management framework and strategies: The new perspective on teacher professional development. Computers in Human Behavior, [s. l.], v. 26, p. 168-175, mar. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Creative Commons

ISSN Impresso 0102549-X

ISSN Eletrônico 2448-1483

 

 Licença Creative Commons

Este conteúdo está licenciado com Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.