Modelo pedagógico de aprendizagem baseada em projetos para uma formação técnica contextualizada

Marta Liliana Estruch Abadie, Ema Luz Anatibia Leiva, Sofía Carolina Vergara Sanfuentes

Resumo


O artigo revela a experiência de instalar e implementar a Metodologia Baseada em Projetos (PBL) em centros profissionais de educação técnica no Chile. Isso permitiu sistematizar práticas voltadas para a melhoria da qualidade da educação, formando um modelo pedagógico que pode ser replicado. Ademais, são descritas algumas das ações pedagógicas intencionais importantes para permitir que os alunos aprendam na diversidade, trabalhando uns com os outros, estimulando seu crescimento emocional, pessoal e intelectual.


Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Projetos; Educação média técnico-profissionalizante; Metodologias ativas de aprendizagem; Formação geral; Formação diferenciada

Referências


COLL, César. Desarrollo, aprendizaje y enseñanza en educación secundaria. Madrid: Graó: Ministerio de Educación Cultura y Deporte, Secretaría General de Educación y Formación Profesional, 2010.

CUBERO, Rosario et al. La educación a través de su discurso: prácticas educativas y construcción discursiva del conocimiento en el aula. Revista de Educación, Madrid, n. 346, p. 71-104, 2008.

JOIKO, Sara; VÁSQUEZ, Alba. Acceso y elección escolar de familias migrantes en Chile: “No tuve problemas porque la escuela es abierta, porque acepta muchas nacionalidades” Calidad en la Educación, Santiago, n. 45, 2016.

KILPATRICK, William H. The project method. Teachers College Record, New York, v. 19, n. 4, p. 319-335, 1918.

LÓPEZ, Luis Enrique. La diversidad étnica, cultural y lingüística latinoamericana y los recursos humanos que la educación requiere. Revista Iberoamericana de Educación, p. 47-98, 1997.

ONTORIA, Antonio et al. El mapa conceptual como técnica cognitiva y su proceso de elaboración. In: ONTORIA, Antonio et al. Mapas conceptuales: una técnica para aprender. Madrid: Narcea, 1999. p. 31-51.

VERGARA, Juan José. Aprendo porque quiero: el Aprendizaje Basado en Proyectos (ABP): paso a paso. [S.l.]: Ediciones SM, 2015.

WAGNER, Tony. The global achievement gap: why even our best schools don’t teach the new survival skills our children need: and what we can do about it. NewYork: Basic Books, 2008.

WORLD ECONOMIC FORUM. The future of jobs employment, skills and workforce strategy for the Fourth Industrial Revolution Global Challenge Insight Report. Geneva, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Creative Commons

ISSN Impresso 0102549-X

ISSN Eletrônico 2448-1483

 

 Licença Creative Commons

Este conteúdo está licenciado com Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.