Competências e Educação: Contributo para uma Reflexão de Caráter Pedagógico

Rui Trindade

Resumo


Neste artigo, reflete-se sobre a pedagogia das competências, começando-se por estabelecer as diferenças que a separam das pedagogias do domínio ou da mestria, e identificando alguns dos seus principais equívocos conceituais que decorrem do vínculo entre essa abordagem pedagógica e o que Trindade e Cosme (2010) designam por paradigma pedagógico da aprendizagem. Será a partir desse exercício de clarificação concetual que se discutirão, finalmente, as possibilidades e as condições que permitirão que a pedagogia das competências se possa afirmar pela sua natureza emancipatória.

Palavras-chave


Pedagogia das competências; Construtivismo; Gestão do trabalho de formação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Boletim Técnico do Senac

ISSN Impresso 0102549-X

ISSN Eletrônico 2448-1483

 

 Licença Creative Commons

Este conteúdo está licenciado com Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.