Pessoas com deficiência em cursos de aprendizagem profissional: adaptações como alternativas para viabilizar a inclusão

Autores

  • Fernanda Dias dos Santos da Silva
  • Décio Souza Cotrim

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v43i3.608

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Educação profissional, Adaptações curriculares, Adaptações metodológicas, Adaptações de materiais didáticos

Resumo

O artigo aborda a inclusão de pessoas com deficiência em um curso de aprendizagem profissional, buscando identificar quais foram as adaptações curriculares, metodológicas e de materiais didáticos. Os resultados apontam flexibilidade, simulações e sensibilização como adaptações curriculares; criatividade, ludicidade e trabalho coletivo nas adaptações metodológicas e o desenvolvimento de ferramentas nas adaptações de materiais. Por fim, exibe o paradoxo entre a formação docente e as necessidades adaptativas, além da importância de profissionais especialistas na condução dos processos inclusivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Dias dos Santos da Silva, F., & Souza Cotrim, D. (2017). Pessoas com deficiência em cursos de aprendizagem profissional: adaptações como alternativas para viabilizar a inclusão. Boletim Técnico Do Senac, 43(3). https://doi.org/10.26849/bts.v43i3.608

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.