Manuais escolares: dispositivos pedagógico-ideológicos em áreas rurais

Autores

  • Ada Augusta Celestino Bezerra
  • Justino Pereira de Magalhães
  • George Emmanuel do Nascimento Araújo
  • Iara Melo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v43i2.483

Palavras-chave:

Alteridade, Análise Textual Discursiva, Manuais Escolares, Ruralidade

Resumo

O artigo expõe resultados de pesquisa científica sobre o rural como objeto pedagógico: atualidade, representações e desafios, para aprofundar as concepções de ruralidade e alteridade em Por­tugal durante o Estado Novo, traduzidas, em especial, nos manuais escolares adotados entre 1940 – 1970. Em sua trajetória teórica e metodológica, desenvolve análise textual discursiva, com fun­damento em Moraes e Galiazzi (2007), reconstruída no contexto da investigação. Conclui pela importância do papel curricular do livro como veiculador e sedimentador de uma ideologia, capaz de ensejar a compreensão de uma época histórica, com suas políticas e seus modelos educacionais

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Publicado

2017-08-24

Como Citar

Celestino Bezerra, A. A., Pereira de Magalhães, J., do Nascimento Araújo, G. E., & Melo dos Santos, I. (2017). Manuais escolares: dispositivos pedagógico-ideológicos em áreas rurais. Boletim Técnico Do Senac, 43(2). https://doi.org/10.26849/bts.v43i2.483

Edição

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