A Prática Pedagógica Vivenciada em Escolas Agrotécnicas Federais: Formação para Autonomia ou para Conformação?

Autores

  • Carlos Antônio Barbosa Firmino
  • Ana Paula Furtado Soares Pontes

Palavras-chave:

Educação profissional rural, Objetivo educacional, Relação teoria-prática, Prática pedagógica

Resumo

Neste trabalho, analisamos o trabalho docente realizado por professores que lecionam disciplinas técnicas em três escolas agrotécnicas vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação sob o ponto de vista dos objetivos de ensino e da relação teoria-prática. Na pesquisa, de cunho qualitativo, nos utilizamos da análise de conteúdo para trabalhar os depoimentos dos professores e interpretar como eles concebem e realizam sua prática pedagógica no cotidiano escolar. Concluímos que a prática pedagógica prevalecente nessas escolas é de cunho tradicional-tecnicista e conformista, que não se ajusta a uma perspectiva de formação profissional de um técnico-cidadão crítico e criativo, autônomo para sobreviver numa economia globalizada, conforme previsto nos princípios da educação profissional defendidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-19

Como Citar

Barbosa Firmino, C. A., & Furtado Soares Pontes, A. P. (2007). A Prática Pedagógica Vivenciada em Escolas Agrotécnicas Federais: Formação para Autonomia ou para Conformação?. Boletim Técnico Do Senac, 33(3), 58–71. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/293

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.