Gestão democrática e trabalho: princípios educativos no currículo da escola pública (1989 - 1992)

Autores

  • Ada Augusta Celestino Bezerra

Palavras-chave:

Autonomia, Educação, Gestão Democrática, Trabalho, Princípio Educativo

Resumo

A pesquisa avalia a experiência de construção coletiva de uma proposta curricular no ensino público, sob a ótica da gestão democrática com que foi conduzida pelo sistema municipal de ensino, considerando a assimilação/ explicitação do trabalho como princípio educativo que representou seu eixo/conteúdo fundamental, também elevado à diretriz do processo. Identifica suas contribuições objetivas/subjetivas e os determinantes da sua fragilidade enquanto política pública, a partir da análise do contexto em que se desenvolveu, dos depoimentos dos seus protagonistas, dos documentos produzidos no processo e da revisão da literatura, centrada no pensamento de Marx, Gramsci e Heller. Aborda duas questões fundamentais da administração da educação: gestão democrática e trabalho como princípios educativos no currículo da escola pública.

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Publicado

2008-12-19

Como Citar

Celestino Bezerra, A. A. (2008). Gestão democrática e trabalho: princípios educativos no currículo da escola pública (1989 - 1992). Boletim Técnico Do Senac, 34(3), 74–83. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/267

Edição

Seção

Artigos

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