Saber do trabalho, aprendizagem situada e ensino técnico

  • Jarbas Novelino Barato
Palavras-chave: Epistemologia, Saber no Trabalho, Ensino Técnico, Comunidades de Prática, Aprendizagem Situada

Resumo

Este artigo examina questões epistemológicas à luz dos saberes no trabalho. Utiliza narrativas de casos acontecidos com trabalhadores experientes e faz referência a estudos sobre a natureza do saber técnico. Analisa o status epistemológico da técnica, recorrendo à proposta de Ryle, e a aprendizagem situada, com base nas investigações de Lave e Wenger. Na conclusão, sugere que o ensino técnico deve olhar com interesse para os saberes que se estruturam no interior das atividades produtivas e nos modos de aprender em comunidades de prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-09-19
Como Citar
Novelino Barato, J. (2011). Saber do trabalho, aprendizagem situada e ensino técnico. Boletim Técnico Do Senac, 37(3), 19-29. Recuperado de https://bts.senac.br/bts/article/view/182
Seção
Artigos

Most read articles by the same author(s)

> >>