Saber do trabalho, aprendizagem situada e ensino técnico

Jarbas Novelino Barato

Resumo


Este artigo examina questões epistemológicas à luz dos saberes no trabalho. Utiliza narrativas de casos acontecidos com trabalhadores experientes e faz referência a estudos sobre a natureza do saber técnico. Analisa o status epistemológico da técnica, recorrendo à proposta de Ryle, e a aprendizagem situada, com base nas investigações de Lave e Wenger. Na conclusão, sugere que o ensino técnico deve olhar com interesse para os saberes que se estruturam no interior das atividades produtivas e nos modos de aprender em comunidades de prática.

Palavras-chave


Epistemologia; Saber no Trabalho; Ensino Técnico; Comunidades de Prática; Aprendizagem Situada

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Boletim Técnico do Senac

ISSN Impresso 0102549-X

ISSN Eletrônico 2448-1483

 

 Licença Creative Commons

Este conteúdo está licenciado com Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.