Avaliação da aprendizagem em uma abordagem formativa: o que é possível na educação a distância?

Geovana Ferreira Melo, Vanessa T. Bueno Campos

Resumo


O texto tem como objetivo apresentar a análise referente ao processo avaliativo desenvolvido em um Curso de Extensão em Atendimento Educacional Especializado na Modalidade Educação a Distância (EAD). Questionamos: Quais problemas enfrentam os estudantes ao serem avaliados no curso? Quais as contribuições da avaliação para o processo de ensinoaprendizagem? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário. A análise dos dados demonstra que o curso propõe práticas que superam o aspecto somativo da avaliação e oferece possibilidades múltiplas para que professores e tutores possam mediar a aprendizagem do aluno e desenvolver um processo de avaliação formativa.

Palavras-chave


Atendimento educacional especializado; EAD; Avaliação da aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Boletim Técnico do Senac

ISSN Impresso 0102549-X

ISSN Eletrônico 2448-1483

 

 Licença Creative Commons

Este conteúdo está licenciado com Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.